segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DIA NACIONAL DO LIVRO: O CULTO DO AMADOR

Por Rafaela Mello


Para quem ainda não sabe, hoje é o dia nacional do Livro.
Resolvi aproveitar essa oportunidade e fazer um post mais cultural para vocês. Afinal, as vezes é bom dar uma variada nos assuntos aqui do blog. Muitas devem conhecer o livro que vou indicar, mas mesmo assim vale registrar. Se você se interessa por mídias sociais e blogs em geral, esse livro tem que estar na sua prateleira. O Culto do Amador de Andrew Keen, é amado por uns e odiado por outros. O escritor americano fala como nós (e eu me incluo nisso), pessoas leigas e sem formação profissionalizante sobre determinado assunto, postam conteúdo online gratuito. 
É uma obra polê­mica que vem gerando deba­tes por todo o mundo. Nele, o autor tenta nos pro­var como a cul­tura online for­mada por blogs, MySpace, YouTube e Orkut estão de certa forma des­truindo a cul­tura e os valo­res da civi­li­za­ção moderna. A tese de Keen é sim­ples: Para ele a Web 2.0 está trans­for­mando “a cul­tura numa rede de bana­li­da­des e desin­for­ma­ção em que cada um pode falar o que qui­ser, sem pre­o­cu­pa­ção com a rele­vân­cia ou a vera­ci­dade das infor­ma­ções”.
O apo­ca­lipse dese­nhado por Keen pode não ser tão dra­má­tico quanto ele cita, mas muitos fatos citados no livro já aconteceram como um dos já conhe­ci­dos males da cul­tura online: O famoso Control C+ Control V, tem se tor­nado uma dor de cabeça para os edu­ca­do­res; as difa­ma­ções públi­cas dos sites de rela­ci­o­na­mento; a inva­são de pri­va­ci­dade e as cam­pa­nhas publi­ci­tá­rias dis­far­ça­das de pro­du­ção inde­pen­dente; Keen levanta uma série de ques­tões polê­micas. 

Minha opinião? Falando como leitora de blogs em geral e blogueira, até acredito nas críticas de Keen, porém não acho que a WEB 2.0 só tenha seu lado negativo. Através dela conseguimos globalizar a informação e compartilhar o que desejamos e quando desejamos. Ok, não temos controle do que é publicado e a veracidade dos fatos, mas podemos (e devemos) ter discernimento no momento da leitura para saber o que é verdadeiro e o que não é. Acho incrível a facilidade que temos com as mídias atuais para divulgar nossos pensamentos. É uma troca entre autor e leitor que, na maioria das vezes, só contribui de forma favorável, tanto para quem lê, como para quem está escrevendo. Enfim... Se eu começar a escrever tudo que eu acho sobre esse tema não irá caber em apenas um post (inclusive estou fazendo a monografia sobre isso), mas devemos ficar mais atentos aos conteúdos online, isso eu garanto. 

Espero que tenham gostado da dica!
Beijos e até já
Rafa. 

6 comentários:

  1. POST PERFEITO! Enquanto todas postam sobre o casamento Lala Rudge voce vem com conteudo cultural para o dia nacional do livro. Parabens! Ja li e o assunto abordado é fundamental para toda blogueira. Vc fez bem de ler.
    Depois poste a sua tese por aqui, rsrs.

    Adorei, Rafa. super beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! O livro é bom para quem (como eu) possui blog.
      Confesso que estou amando ver os detalhes do casamento mas entendi seu ponto de vista.
      Estou no segundo capitulo e em Dezembro apresento!

      Volte e comente SEMPRE, viu?
      Bjs
      Rafa

      Excluir
  2. isso mesmo Rafa! Dissernimento na hora de ler.

    Beijos e parabens pelo post! muito bem escrito

    ResponderExcluir
  3. Otima dica de leitura.Livro um tanto que polemico mas super a ver com blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo a ver mesmo! Comecei a pensar duas vezes antes de postar qualquer coisa aqui, haha.

      Beijos
      Rafa

      Excluir

Nome: